sexta-feira, 15 de abril de 2011

40 MILHÕES de toneladas de lixo eletrônico são produzidas por ano!

    

Lixo eletônico ou resíduo eletrônico é a denominação dada aos aparelhos eletrônicos descartados, mesmo que ainda estejam em bom estado e em bom funcionamento. Isso ocorre devido ao célere surgimento de aparelhos eletrônicos que possuem uma tecnologia mais avançada em relação aos anteriores.
Quando o lixo eletrônico é descartado em lugares não adequados, podem causar grandes danos ao meio ambiente, pois são constituídos de materiais pesados e altamente tóxicos, como: Mercúrio, Cádmio, Berílio e Chumbo.
Quando esse lixo é queimado contamina o ar, quando entra em contato com o solo polui o lençol freático, além disso pode causar graves doenças aos catadores de lixo, que sobrevivem da venda desses objetos. 
Vejamos a porcentagem desse lixo todo em forma de gráfico:

Mas... Onde Reciclar?

Mas tudo isso é para dizer que é preciso reciclar os aparelhos eletrônicos que não serão mais utilizados. Existem várias empresas que lidam com a reciclagem destes materiais, ou é possível fazer doações para organizações que trabalham com a inclusão digital.
Para celulares, procure sempre as revendedoras de sua operadora, para que as baterias possam ser devolvidas às empresas fabricantes, sendo despejadas em locais seguros. Para pilhas, procure os locais de coleta seletiva da sua cidade, e não as jogue no lixo comum.
Os eletrodomésticos podem ser doados para pessoas carentes ou locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar outros aparelhos com defeito. É preciso ter em mente que muitas pessoas podem precisar daquilo que para nós é considerado obsoleto.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) lista as principais empresas de informática e celulares, e onde os aparelhos das marcas determinadas podem ser descartados.
A ONG Lixo Eletrônico também dá aos usuários uma lista de locais onde pode ser feita a doação de artigos para a reciclagem dos resíduos eletrônicos
Para doar seu computador para que ele faça parte de programas de inclusão digital, você pode procurar a CDI. Para isso é necessário que o seu PC tenha alguns requisitos básicos, para que possa ser reutilizado por crianças e comunidades carentes.
Uma dica para reciclar seu computador da melhor forma possível, caso não haja condições do mesmo ser reutilizado é dividir e desmontar o PC. Através disso você poderá separar os componentes de metal e plástico, fazendo com que ambos tenham um destino correto.
O que acontece é que as empresas de reciclagem normalmente são especializadas, ou seja, só reciclam plásticos ou metais, não os dois juntos. Sendo assim, separar se torna uma boa alternativa para aproveitar o máximo do seu computador velho de guerra.

Fontes:
Vamos pensar nisso... Reciclar é preciso!
Com ações individuais que visem um destino adequado para o lixo produzido, neste caso, o eletrônico, no dia-a-dia, pouco a pouco e com conscientização, poderemos sim, transformar essas estatísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário