quarta-feira, 20 de abril de 2011

Discurso de Formatura – Pedagogia

Dedico esta postagem à minha turma de Pedagogia - UFBA. Apesar da diversidade de identidades, gostos e atitudes, dos conflitos, erros e acertos, estou certa de que a caminhada está nos amadurecendo, um dia conseguiremos nos encontrar, não como uma turma homogênea, mas como um todo sintonizado e unido, que lutará eticamente pelos interesses que envolvem nossa formação e, em geral, a educação como possibilidade de mudança. Um dia chegaremos lá! Espero...



Eu sei que a gente se acostuma, mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, porque à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço; se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua no resto do corpo; se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana; e, se no fim de semana não há muito que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda satisfeito porque tem sempre sono atrasado.
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. A gente se acostuma para poupar a vida que aos poucos se gasta, que de tanto se acostumar se perde de si mesma.
Professores, pais, convidados e colegas...
Sinto Marina Colasanti para dizer que se aprendi algo em quatro anos de formação foi o que todos sempre me disseram: que a educação é a possibilidade de mudança. Porém, e somente nesses anos, que pude perceber as verdadeiras mudanças que ela pode proporcionar.
Como pedagogas, ensinamos mais que palavras, mais que números, mais que histórias. Temos a possibilidade de juntas não só ensinar, mas aprender como não nos acostumarmos com o que nos parece errado. Nós aprendemos a eloqüência de lutar pelo que se quer, por nós, por vós...
Percebi, que além de acertos, nós realmente aprendemos com os nossos erros e precisamos saber valorizá-los. Ainda um erro é resultado de uma ação, antes agirmos, errarmos e tentarmos novamente, do que nos acostumarmos. A acomodação resulta em estagnação e, se aprendi algo em quatro anos, foi que a educação é sinônimo de movimento, ação e não... Silêncio!
Amigos, o conhecimento ficará conosco para o resto de nossa vida. Mudanças e lutas devem sempre ser instigadas!
Aqui, deixo meu reconhecimento a todos que passaram e que ainda passarão. Pois a estrada é longa e tortuosa, mas sempre vale a pena caminhar em frente.
Parabéns, Pedagogia 2007!!!
Este é só o começo de uma longa caminhada por mudanças, conquistas e realizações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário