terça-feira, 19 de abril de 2011

Estudantes barateiam tecnologia que permite controlar PC com os olhos

Objetivo é atingir mercados onde o custo da tecnologia é muito alto


Software com rastreamento de olhar funciona em monitores com Windows 7
Software com rastreamento de olhar funciona em monitores com Windows 7

Estudantes de engenharia da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiram um feito impressionante: desenvolver uma tecnologia que controla o computador através do olhar humano com um preço acessível.
Apesar de parecer coisa de filme de ficção cientifica, pacotes de hardware e software com rastreamento de olhar já existem no mercado. O problema é que são excessivamente caros. Dispositivos como o Tobii PCEye custam absurdos US$ 6.900.
O grande mérito dos estudantes é conseguir baratear a tecnologia para US$ 1.500.
O sistema pode se conectar em monitores geridos com Windows 7, e foi criado como parte de uma parceria com a Eyetech Sistemas Digitais, que tem planos para comercializar os aparelhos em partes do mundo onde outras soluções de rastreamento ocular são inacessíveis – como o Brasil, por exemplo.
O objetivo principal desse tipo de produto é permitir que pessoas que possuam limitação física extrema, como tetraplégicos, possam utilizar o computador de forma plena.

          Engadget

Com isto, percebemos, mais uma vez, que a tecnologia avança muito rapidamente e que ela pode auxiliar muito em nosso dia-a-dia. As pessoas com limitações físicas poderão fazer uso pleno do computador e isso é muito bom! Um importante passo para a inclusão e acessibilidade de todos à cybercultura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário