sexta-feira, 3 de junho de 2011

Experiência com Software Livre - postagem no Moodle UFBA

Por considerar esse breve relato bem interessante e instigador, capaz de potencializar também as pesquisas de outras pessoas, resolvi compartilhá-lo aqui no blog... rsrs

É incrível como hoje temos software livre para "tudo"... Tenho verificado isso com as discussões em sala e neste ambiente (moodle) e, principalmente, com as oficinas que vêm ocorrendo nas aulas, onde "coloco as mãos na massa".

Na última aula, participei da oficina de imagens, na qual utilizamos os softwares Gimp e Inkscape. Em casa, utilizo o photoscape, que é bastante limitado. Mas durante o contato com os softwares na oficina percebi que existe uma infinidadede possibilidades no trabalho com imagens através dos recursos destes softwares. Aprendi,inclusive, o conceito e a aplicabilidade de uma imagem vetorial. Que acho pertinente compartilhar...

Perceba a diferença:

Borboleta Bitmap
Borboleta Vetorial


A segunda borboleta é uma imagem vetorial, a primeira, bitmap.
Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas deformas, diferente das imagens chamadas mapa de bits (bitmaps), que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel. Assim, vetorizar é transformar uma imagem qualquer em imagem de grupo de vetores. Deste modo, a imagem pode, entre outras coisas, ser ampliada sem sofrer deformações.

Não é show?!

Destaco essa experiência, pois, a cada dia, nos ires-e-vires da práxis, conhecendo e utilizando softwares livres diferentes, tenho percebido a importância desses programas para inúmeras atividades, inclusive para as educativas. Deste modo, com todo o fomento da disciplina, tenho apreendido o conhecimento do que é, de fato, um software livre. Por isso, considero que tem ocorrido uma aprendizagem significativa, quando encontro sentido e prática nos conteúdos estudados.



Para ler mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário