sexta-feira, 3 de junho de 2011

Filme Escritores da Liberdade

Um filme mais que especial, responsável pelo meu despertar para a docência.


O filme Escritores da Liberdade foi lançado no ano de 2007, pela categoria drama, produzido e dirigido por Richard Lagravenese com duração de 122 minutos. O filme se baseia em fatos reais, estrelado pela premiada atriz Hilary Swank, a qual interpreta a personagem da professora Erin Gruwell, sendo que a história se passa na Califórnia no ano de 1992.
Richard Lagravenese tem 48 anos, nasceu em 30 de Outubro de 1959 nos EUA, é produtor e tem vários longa metragem, como: P.S. Eu Te Amo em 2007; Paris Eu te Amo 2006; A década Under the Influencer 2003, e escritores da Liberdade em 2007.
A obra retrata a história de uma professora iniciante, que movida por princípios decide lutar por mudanças, as quais em sua concepção iniciam em salas de aula. Ela é contratada para lecionar língua inglesa e literatura e se depara com uma turma de adolescentes, os quais vivem muitos conflitos, conseqüência de vários tipos de preconceitos. São jovens de classe baixa, que a princípio não demonstram nenhum interesse por suas aulas, mas aos poucos ela vai buscando meios de envolvê-los, relacionando os conteúdos a realidade na qual os jovens estão inseridos.
Mas para isso não dispõe do apoio de seus superiores. Parte então em busca de outros empregos, para poder obter recursos para trabalhar com os alunos. Isto tem um custo, pois acaba interferindo em sua vida conjugal, levando a um posterior divórcio.
O vínculo entre ela e os alunos, se estreita quando estes começam a escrever diários pessoais.
A turma passa a ser unida, fazendo significativos progressos e juntos começam a descobrirem - se, e a conhecer outras realidades. Os alunos então descobrem que ela não irá acompanhá-los no ano seguinte e então começa toda uma movimentação junto a autoridades para mudar isso, e de fato acontece.
É uma obra marcante que faz um resgate a valorização da educação. A mesma leva a muitas reflexões, não apenas no que se refere ao contexto educacional ainda vivido em pleno século XXI, mas também a respeito de como estamos desempenhando nossas profissões, e de como lidamos com os outros em nossas relações, sejam elas quais forem. Em relação a disciplina que estamos estudando, nos faz pensar a respeito atribuições do psicólogo escolar, em suas formas de atuação, e do quanto este se faz necessário no contexto escolar. Recomendo a obra a profissionais e estudantes das áreas de educação e psicologia, bem como aqueles que enxergam a possibilidade de fazer a diferença, mesmo enfrentando incontáveis obstáculos.

Obs.: Para quem se interessa por Hannah Arendt, encontrei artigo que relaciona seu pensamento com esse filme.
Veja em: http://www.espacoacademico.com.br/082/82lima.htm

Um comentário: